A Realidade Aumentada consiste na sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerador por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico, seja ele, um capacete com displays acoplados ou até mesmo uns óculos sensíveis.
Tal tecnologia teve sua origem em etiquetas. Os códigos de barras não estavam mais conseguindo carregar todas as informações. Para isso, criaram os códigos 2D, que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os antigos códigos de barras. Os códigos 2D são responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, aperfeiçoando as informações transmitidas, expandindo as fronteiras da interatividade. A Realidade Aumentada combina um código de duas dimensões com um programa de computador.
O software de Realidade Aumentada é programado com imagens, sinais ou ações pré-definidas e as respostas que deverão ser dadas a elas. Quando o programa recebe essas informações, ele as interpreta e exibe a resposta, que pode ser desde uma simples forma geométrica até objetos mais complexos, como animais que reagem a um carinha na barriga.
A realidade aumentada é ilimitada com suas aplicações. Podendo ser usada no entretenimento, para criação de jogos muito mais interativos do que já existem; melhoria de processos da medicina, como cirurgias remotas, nas quais o médico pode estar a quilômetros de distância do paciente; indústria automobilística, facilitando a manutenção do carro pelo próprio dono, através de manuais de instrução interativos; entre outras milhares de alternativas que provavelmente ainda veremos serem efetuadas.
Essa tecnologia chegou mais perto do público quando passou a ser veiculada em peças publicitárias. Entre as montadoras, a Mini foi a pioneira a usar essa tecnologia. Em uma peça da revista alemã havia um símbolo que direcionado para a webcam projeta um modelo do Mini-Cooper em 3D na tela. No Brasil, a Chevrolet lançou um hotsite, onde o visitante podia dirigir o automóvel através dos movimentos da revista, na qual veio impresso um volante e uma chamada para o site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário